O que fazer quando o bebê está com tosse


28 de abr. de 2018




bebe com tosse


Uma das queixas mais recorrentes em pronto socorro, a tosse é a vilã do inverno dos bebês e crianças e a responsável pelas angustias das mamães noites a fora. Não há como não se desesperar e procurar os remédios mais variados possíveis, quando o filho simplesmente não para de tossir.

A primeira dica é:


se acalme e acalme seu filho. A tosse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para expelir secreções das vias aéreas superiores e brônquios, evitando o acumulo e proliferação de bactérias. Em crianças saudáveis, são quase sempre secundárias a doenças virais como o resfriado comum ou gripe, portanto são benignas e vão ter resolução espontânea.

Na grande maioria das vezes, a criança está bem, ativa, brincando, comendo, mas mantem uma tossinha aguda, persistente, por vezes seca, por vezes produtiva, principalmente à noite e de manhã, e muitas vezes associada a coriza nasal. Para esses quadros é importante entender que não existe um medicamento milagroso para a tosse. Existem diversos tipos de xaropes nas farmácias, inclusive com venda liberada sem receita médica, porém nenhum deles se mostrou eficaz no tratamento especifico da tosse e não são liberados para os pequenos.

A sociedade Brasileira de Pediatria recomenda algumas medidas que parecem simples, mas que quando feitas de maneira correta, são comprovadamente eficazes para alivio desse sintoma:

-Hidrate bastante seu filho


Manter as mucosas hidratadas diminui a irritação causada pelo processo inflamatório, reduzindo a tosse constante. Infecções virais geram febre e desidratação, evoluindo com piora da resposta da imunidade e secreção cada vez mais espessa! Portanto, invista no poder da água, e, se o bebe mama somente o peito, ofereça o leite materno mais vezes ao dia;

hidratar o bebe para aliviar a tosse


-Inalação com soro e soro nasal: 


essa deveria ser a única receita para tratamento de gripes e resfriados, principalmente para os bebes! Inalação com soro fisiológico auxilia e muito na mobilização do catarro, e fluidificação do mesmo e deve ser feita pelo menos 3 a 4x por dia nos resfriados. A mesma importância deve ser dada ao soro nasal, pois sai limpando a via aérea, auxiliando a diminuição do edema de mucosas e a proliferação de bactérias.

fazendo inalacao para a tosse


-Medidas caseiras:


sempre devem ser ponderas e discutidas com seu pediatra de acompanhamento, principalmente dependendo da faixa etária dos pequenos. Crianças maiores de 1 ano podem ser beneficiadas com doses diárias pequenas de mel, por ação antioxidante e anti-inflamatória, demonstrando alivio dos sintomas de tosse noturna (Pediatrics, 2012). Algumas mamães também relatam benefício e melhora dos sintomas na inalação com chá de camomila, com sua ação anti-inflamatória natural e calmante. 

Porém, diferente do mel, não existem estudos comprovando sua segurança e eficácia, principalmente em bebês.

Mantenham-se atentas aos sinais de alerta e risco de piora do quadro. Na presença de algum desses sinais, seu filho deve ser avaliado por um pediatra: tosse acompanhada de febre persistente por 72h; tosse associada a cansaço e dificuldade respiratória; tosse associada a vômitos persistentes; tosse associada a queda do estado geral da criança.


 Depois dessas dicas com certeza o  bebê  vai melhorar. Compartilhe o post com as amigas!               



Link relacionado:

Estomatite infantil o que é e como tratar                

6 comentários:

  1. Oi Mari
    Que bacana este post da Dra. Lara
    Gostei muito!
    Tosse é uma coisa muito chata e que deixa todo mundo aflito, ne?
    Por aqui, estas dicas costumam funcionar também
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom esse texto muita informação de valor!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho nunca deixou fazer inalação direito, então fazia dormindo, mesmo assim já ajudava! Inalação é MUITO bom!!! E água, claro, felizmente ele sempre gostou de beber.

    ResponderExcluir
  4. adorei o post...a tosse aqui reina 😔😔

    ResponderExcluir
  5. Ajudou e muito!! Nestes tempo secos a tosse vem imperando em casa!! Obrigado pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post, aqui em casa sempre a bebe aparece com uma tossinha mas sempre está esperta e brincando vou investir no soro fisiologico! Bjs
    http://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir